A RECUSA NA ANOREXIA

R$95,00

“A fantasia da própria morte, do desaparecimento, da perda, está no cerne da problemática da anorexia. Por outro lado, a recusa anoréxica, que está no princípio do impasse anoréxico, aparece paradoxalmente como uma solução. Por meio de sua recusa, a anoréxica tentar salvar o seu desejo. É desse papel paradoxal da recusa que Domenico Cosenza faz a alavanca para um tratamento possível da anorexia.” (François Ansermet)
“O trabalho de investigação da constituição e posição do sujeito anoréxico na sua relação com o corpo, com os alimentos, com a sexualidade e com o Outro que Domenico Cosenza realiza e nos apresenta aqui, baseado em sua tese de doutorado em psicanálise, não vai sem sua prática psicanalítica na clínica da anorexia. E baseia-se também em seu trabalho institucional, na ABA (Associação para o estudo e pesquisa da anorexia, bulimia e distúrbios alimentares) e na Comunidade terapêutica La Vela de Moncrivello (Vercelli-Itália). Vê-se, assim, que se trata de uma pesquisa teórico-clínica rigorosa.
Domenico faz menção a e desenvolve uma leitura dos trabalhos clínicos e das teorizações de todos os autores importantes e fundamentais no campo de leitura, investigação e formalização a partir da clínica do fenômeno anoréxico." (Antonio Beneti)