TEXTOS NUM CONTEXTO

R$30,00

Entregas para o CEP:
Frete grátis a partir de Meios de envio
  • Livraria e Editora Scriptum Rua Fernandes Tourinho, 99, Belo Horizonte (MG)
    Grátis

O autor fala do que sentiu, do que percebeu e faz uma ligação com seus conhecimentos e com ele mesmo; isso é o que mais destaca nessas resenhas,fornecendo ao leitor de forma clara a sequência de suas vivências durante os espetáculos descritos. Em "Testemunho, Homossexualidade, Judaísmo: uma perspectiva liberal, uma visão Queer", o autor (auctor) faz um estudo profundo e ao mesmo tempo sintético do conceito fundamental de testemunho, que impressiona pela precisão do mesmo e que dá luz para a compreensão do sujeito. Faz um resumo interessante e enriquecedor da homossexualidade, sua aceitação pelas sociedades, sua universalidade e sua relação com religião. Explica pontos básicos do judaísmo, assunto desconhecido para os não judeus, e mostra as dificuldades encontradas nas mudanças de paradigmas. Merece menção especial a apresentação da Teoria QUEER, uma verdadeira revolução e que permite desconstruções que impedem a criatividade e o novo. Os capítulos seguintes são interessantes, pois mostram a disposição do autor de lutar contra os mal-entendidos e pessoas que evocam as leis e a tradição para evitarem as mudanças. Na parte final o autor fala de teatro, de cinema e de educação. Segue o mesmo ritmo anterior, descreve o que viu e o que viveu durante as peças e filmes. Destaque para a ópera La Bohème, onde conta o texto da ópera, o que faz com que a leitura nos enriqueça bastante. Comenta duas peças importantes, Bent e A gaiola das loucas. Faz uma resenha sobre A Pele que Habito, um filme impactante, onde o gostar do mesmo não tem a menor importância, pois se trata da fantasia onipotente de criação e de negação da realidade, que está sempre fadada ao fracasso. Os capítulos sobre educação trazem questões importantes. Até que ponto o professor ensina ou deve promover o conhecimento, não só estimulando o pensar, como testemunhando o desenvolvimento do aluno...