ESTRATEGIAS DE VISUALIDADE NA LITERATURA O OLHO SEBALD
Por Kelvin Falcão Klein
Estratégias de visualidade na literatura: o Olho Sebald é um ensaio dividido em capítulos temáticos que trata da relação entre texto e imagem na literatura contemporânea,
com ênfase no escritor alemão W. G. Sebald (1944-2001). Oferece também associações com outros autores, tanto de literatura quanto de ciências humanas (Walter Benjamin, Theodor
Adorno, Michel Foucault), extraindo parte de sua premissa inicial de uma categoria desenvolvida por Georges Didi--Huberman em sua obra, ou seja, a noção de “olho da História”. Tal categoria é aqui ampliada e direcionada para uma leitura detida da literatura contemporânea em geral e dos escritos de W. G. Sebald em específico. Ao longo do livro, utilizando tanto ensaios quanto ficções de W. G. Sebald, o autor busca refletir sobre as estratégias de visualidade inseridas nos textos (como o olhar é uma categoria historicamente construída), bem como realizar uma discussão crítica acerca da inserção de imagens dentro dos romances (a questão da materialidade, da montagem dos fragmentos visuais e do estatuto ético da representação visual).
Cada capítulo do livro é intitulado a partir de uma obra comentada por Sebald em seu trabalho. Tais obras podem ser tanto livros (de ficção ou de teoria) quanto pinturas, como é o caso, por exemplo, de Lição de anatomia, de Rembrandt, ou Sob o signo de Saturno, que remete a um livro de ensaios de Susan Sontag. Comisso, cada capítulo propõe uma discussão teórica no âmbito da crítica literária e da literatura comparada, lidando com a poética de W. G. Sebald e, ao mesmo tempo, remetendo a outros textos e imagens em viés comparatista.