- (31) 9 9951-1789 ou (31) 3223-1789
- [email protected]
- Início
-
Produtos
- Editora Scriptum
-
Livros
- Administração
- Arquitetura
- Arte, teoria e crítica
- Auto-ajuda
- Biografia
- Ciências
- Ciências Sociais
- Cinema
- Comunicação e Jornalismo
- Dança
- Design
- Dicionário
- Direito
- Economia
- Esportes
- Ficção
- Filosofia
- Fotografia
- Gastronomia
- Geografia
- História
- História do Brasil
- Infantil
- Infantojuvenil
- Judaismo
- Linguistica
- Literatura Brasileira
- Literatura Estrangeira
- Livros Importados
- Livros para colorir
- Moda
- Medicina
- Música
- Pedagogia
- Poesia
- Psicanálise e Psicologia
- Quadrinhos
- Raridades
- Religião
- Teatro
- Teoria e Crítica Literária
- Turismo
- Gramática
- Promoções
- Galeria de Arte
- Gramática
- Contato
- Quem somos
- Termos de uso e condições
- Perguntas Frequentes
- Início
- > Livros
- > Ciências Sociais
- > Na quebra: a estética da tradição radical preta
Na quebra: a estética da tradição radical preta
No seu controverso ensaio sobre o músico de jazz branco Burton Greene, Amiri Baraka afirmou que o jazz era exclusivamente uma forma de arte afro-americana e fundiu explicitamente a ideia de uma estética negra com tradições políticas radicais da diáspora africana. Na quebra é um riff prolongado sobre “The Burton Greene Affair”, explorando a emaranhada relação entre a vanguarda negra na música e na literatura nas décadas de 1950 e 1960, o surgimento de uma forma distinta de nacionalismo cultural negro, e o complexo envolvimento e repúdio do homoerotismo que faz a ponte entre os dois. Fred Moten foca em particular no brilhante jazz improvisativo de John Coltrane, Ornette Coleman, Albert Ayler, Eric Dolphy, Charles Mingus, e outros, argumentando que toda a performance negra – cultura, política, sexualidade, identidade, e a própria pretitude – é improvisação.
Para Moten, a improvisação fornece um ponto de vista epistemológico único a partir do qual investigar as ligações provocadoras entre a estética preta e a filosofia ocidental. Ele engaja-se numa análise crítica extenuante da filosofia ocidental (Heidegger, Kant, Husserl, Wittgenstein e Derrida) através do prisma do pensamento e cultura preta radicais. Como o desempenho crítico, lírico e perturbador do humano, o conceito de negritude de Moten também traz figuras como Frederick Douglass e Karl Marx, Cecil Taylor e Samuel R. Delany, Billie Holiday e William Shakespeare a conversarem um com o outro.
_____
“O que Fred Moten parece dizer é que, ao final, a vida social preta (historicamente considerada) permitiu que sob o brutal assédio da escravidão e sua vida póstuma, a solidariedade, a vida e a luta pudessem emergir.”
Osmundo Pinho
Prefácio à edição brasileira
Produtos similares
1 x de R$98,90 sem juros | Total R$98,90 | |
2 x de R$49,45 sem juros | Total R$98,90 | |
3 x de R$32,97 sem juros | Total R$98,90 | |
4 x de R$27,69 | Total R$110,76 | |
5 x de R$22,27 | Total R$111,34 | |
6 x de R$18,65 | Total R$111,93 | |
7 x de R$16,02 | Total R$112,14 | |
8 x de R$14,09 | Total R$112,72 | |
9 x de R$12,60 | Total R$113,43 | |
10 x de R$11,38 | Total R$113,84 | |
11 x de R$10,40 | Total R$114,39 | |
12 x de R$9,56 | Total R$114,76 |
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista no Pix
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Enviamos suas compras
Entrega em todo o país
Pague como quiser
Cartões de crédito ou à vista no Pix
Compre com segurança
Seus dados sempre protegidos
Meios de pagamento
Formas de envio
Contato
- (31) 9 9951-1789 ou (31) 3223-1789
- [email protected]
- Rua Fernandes Tourinho, 99 - Belo Horizonte (MG)