O livro africano sem título: Cosmologia dos Bantu-Kongo

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O livro africano sem título ― Cosmologia dos Bantu-Kongo, do congolês Bunseki Fu-Kiau, um dos mais importantes acadêmicos e pesquisadores da cultura africana, condensa os princípios da cosmologia dos Bantu-Kongo, grupo étnico situado nas margens do Oceano Atlântico na África Ocidental. Com o amparo de figuras e diagramas, Fu-Kiau apresenta os ensinamentos, princípios, provérbios e a concepção de mundo que constituem o sistema de pensamento dessa cultura africana, que tem a coletividade, a comunidade e a ancestralidade como características fundamentais. Com tradução do músico e professor da Universidade Federal da Bahia Tiganá Santana, o primeiro livro de Fu-Kiau publicado em português oferece ao leitor brasileiro acesso a uma tradição de grande influência na formação do país, que evidencia o entrecruzamento de perspectivas transatlânticas, uma vez que grande parte dos escravizados que chegaram ao Brasil vinha do que hoje conhecemos como Angola, cujos habitantes pertenciam ao tronco linguístico bantu. O livro inclui uma entrevista conduzida pelo tradutor com a educadora Makota Valdina, a primeira pessoa a verter escritos de Fu-Kiau para o português e textos de capa assinados por Leda Maria Martins e wanderson flor do nascimento, que enriquecem ainda mais a edição. O livro africano sem título ― Cosmologia africana dos Bantu-Kongo é uma fonte valiosa de conhecimento sobre a sabedoria e filosofia africana e um combustível para novas formas de pensamento e abordagens para o presente e o futuro. Trechos “Cada pessoa e´ um segundo sol nascendo e se pondo na Terra. Ela tem que nascer, como o sol o faz, para Kala, para ser, para se tornar, para acender o fogo. O conceito de Kala e kalazima em si e´ associado ao negrume e e´ usado como um si´mbolo de surgimento da vida, o mundo fi´sico [ku nseke]. A pessoa espiritual, ngu^nza, e´ associada a`s forc¸as por tra´s desse conceito e processo. Kala e´ a vontade mais forte de existe^ncia de cada mu^ntu, conforme encontramos em suas expressões diárias.” “A atenc¸a~o de vida da pessoa, ku nseke, esta´ centrada em n’kisi (N), que e´ o elemento mais importante e central neste mundo. E´ a forc¸a-elemento que tem o poder de ki^nsa, radical de n’kisi, significando cuidar, curar, tratar, guiar por todos os meios, inclusive por cerimo^nia. N’kisi cuida dos seres humanos em todos os seus aspectos de vida no mundo por aqueles terem um corpo material que requer cuidado por meio de n’kisi (reme´dio). Visto que cada pessoa vive num mundo rodeado de ma- tadi (M), minerais, bimbenina (B), plantas, e bulu (b), animais, cada n’kisi (N) deve constituir-se por compostos de M-B-b.”

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