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“Verdejar o mundo/ nem que seja na linguagem” ― logo no poema de abertura está a senha para atravessar Quimera, novo livro de Prisca Agustoni, vencedora do prêmio Oceanos 2023. Aqui, a poeta suíço-brasileira escreve consciente de que estamos em meio a um colapso ambiental cada vez mais evidente e assustador, e nos convoca à luta.
Em cada uma de suas cinco seções, Quimera despe diferentes dimensões desse ser (nós!) que se coloca fora da natureza, por vezes acima dela e, sobretudo, contra ela. A poesia de Agustoni nos lembra do óbvio: somos natureza. E, aos poucos, um mundo mais vivo vai se revelando: ter árvores crescendo dentro do corpo, usar a escrita como uma maneira de cultivar a terra, ser fera, ver uma paisagem viva dentro de um animal dissecado. A cada camada que o olhar da poeta arranca, fica mais evidente que somos, a um só tempo, nossa maior ameaça e a única aposta possível.
Os animais em volta e tudo que há de animal em nós, o verde que ainda resta e toda a natureza são as marcas do “antigo” que negamos enquanto “progredimos”, mas é justamente a persistência deles, mesmo soterrados pelos nossos erros, que serve de alerta e augúrio. Daí vem o esforço da poeta para escavar, na linguagem, a vida nova: “cada fóssil exumado/ é a letra submersa de uma língua/ remota, que volta”.
Para os gregos, “quimera” indicava metamorfose, transformação necessária para resistir aos conflitos, mas os dicionários vão associá-la aos sentidos mais frágeis de sonho, ilusão e fantasia. Nos poemas de Agustoni, somos colocados diante de outros sentidos, entre eles um sentido forte de utopia: aprender com “o despertar dos extintos”, aprender a implodir “as previsões,/ os cálculos exatos sobre nosso término”.
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